Tchoukball: Como se Joga?

O Tchoukball é um esporte coletivo, jogado entre duas equipes com sete jogadores em uma quadra com as dimensões da quadra de basquete (regras oficiais) com uma bola e dois quadros (semelhantes a trampolins, inclinados a 55º), cada um posicionado de cada lado da quadra (comprimento).

Para uma boa prática do Tchoukball, é importante ter quadros com padrões oficiais. Para escolher o melhor quadro, recomenda-se consultar o site parceiro MKM Sports.

O objetivo da equipe atacante consiste em fazer com que a bola rebata em um dos quadros para que ela caia na quadra, sem que a outra equipe a recupere. Na prática, não há um lado para cada equipe; o campo de jogo é compartilhado por todos.

Para arremessar no quadro é permitido até três passes para cada equipe. Durante o ataque, a outra equipe não pode interceptar a bola ou atrapalhar o adversário. Todo ato de perturbação ou obstrução de jogo é proibido, o jogador de tchoukball – no ataque ou defesa – pode desenvolver quase todos os movimentos possíveis sem temer ser impedido intencionalmente ou involuntariamente pelo adversário.

Essas duas regras estão entre as principais características do tchoukball.

Os defensores devem acompanhar o ataque adversário e podem “apenas” se antecipar ao arremesso preparando-se para agarrar a bola que foi rebatida do quadro. Se depois do rebote a bola cair na quadra antes que o adversário a agarre, o ponto é a favor. Senão, o jogo continua e o papel das duas equipes se alterna.

Para um melhor aproveitamento tático existem três tipos de posição pré-determinadas, os alas (AE - Ala Esquerda e AD - Ala Direita), os pivôs de quadro (PQ) e o pivô central (PC). De modo geral os alas fazem a maior parte dos ataques e são responsáveis pela primeira linha de defesa junto com o pivô de quadro no "seu" lado da quadra e colaboram na 2º e 3º linha de defesa quando o ataque adversário está do "outro" lado da quadra. Existem situações em que os pivôs (PQ e PC) executam ataques, mas sua função primária é a defesa.

A base do jogo é essa, existem outras regras que podem ser conhecidas acessando o folheto resumido ao final deste artigo ou o conjunto completo de regras na seção "Documentos", mas, de qualquer forma já é possível ter uma boa noção e para complementar o conhecimento também sugerimos assistir alguns vídeos na seção "Galeria" deste site.

O tchoukball pode ser jogado em diferentes superfícies (quadra, grama, areia, piscina etc.) e com qualquer idade. Ele não requer nenhum equipamento fixo (se necessário, podemos fazer alterações conforme o número e o nível dos jogadores) e pode ser jogado com dois quadros assim como com um quadro.