Princípios e Metas

 Princípios

Os princípios da ABTB não poderiam ser diferentes dos princípios do Tchoukball. Compactuamos fortemente com a filosofia do Dr. Hermann Brandt que durante sua carreira médica se preocupou e se dedicou em desenvolver um esporte que de fato respeitasse seus praticantes, que fosse adequado fisicamente respeitando a anatomia, mas que também que tivesse o propósito de desenvolver valores sociais.

Assim, o Tchoukball é produto de estudo multidisciplinar, considerando áreas como fisiologia, psicopedagodia e sociologia. Dessa forma, é mais do que merecido ser reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o esporte da paz, entendendo que paz é muito mais que ausência de conflitos, trata-se de oportunizar ao ser humano se desenvolver física, social e emocionalmente em um ambiente de respeito e harmonia, seja qual for a situação de prática do Tchoukball. Também é mais do que merecido ser um esporte, segundo a UNESCO, de grande valor educativo, pois, sua estrutura de regras e princípios prevê um jogo para todos, independente da habilidade, gênero, idade etc.

Portanto, a ABTB, declara seus princípios com base na Carta de Princípios, na História do Tchoukball e na filosofia de vida do Dr. Hermann Brandt.

 

  • O Tchoukball é um esporte para todos e é responsabilidade desta instituição que a inclusão e a diversidade sejam priorizadas em todas as nossas ações.
  • O Tchoukball será sempre veiculo de educação e promoção social. É responsabilidade de todos que se envolvem com o esporte promover o aprendizado da modalidade, adaptando suas ações conforme as circunstâncias do momento.
  • Sob a máxima “Jogadas elegantes atraem jogadas elegantes” esta instituição preza por manter o Tchoukball dentro dos preceitos do Dr. Hermann Brandt e incentiva que as “jogadas elegantes” extrapolem o espaço de jogo e sejam adotadas para a vida de cada praticante ou simpatizante.

 

Metas

 A ABTB tem como metas:

 

  • Disseminar o Tchoukball em todo o território nacional zelando por mantê-lo sempre dentro dos princípios declarados pelo Dr. Hermann Brandt, apoiando ações construtivas em torno da modalidade.
  • Incentivar, apoiar e dar subsídios em ações internacionais defendendo sempre os preceitos do Tchoukball.
  • Buscar constantemente a participação do Brasil em eventos internacionais, bem como representar o país junto à Federação Internacional de Tchoukball e demais Associações e Federações sempre defendendo os princípios da modalidade.