História da ABTB

 (Foto: Fundadores da ABTB)

A Associação Brasileira de Tchoukball - ABTB - foi fundada em 1999 pelos senhores Océlio Antônio Ferreira, Nelson Schavala e Julio Calegari (Atual diretor de Promoção Internacional da Federação Internacional de Tchoukball).

Em 2000, foi oficialmente reconhecida pela Federação Internacional de Tchoukball - FITB e registrada somente em 2008, durante a gestão do então presidente Archimedes de Moura Junior.

A partir do ano 2000, a ABTB inaugura suas participações em torneios internacionais marcando presença com a Seleção Brasileira em Genebra, Suíça pelo Campeonato Mundial, terminando em 5º lugar dentre seis equipes.

Nem todas as participações tiveram a Seleção Brasileira a frente. Em maio de 2003, atletas brasileiros juntaram-se com suíços e ingleses e formaram a equipe “Os Caiçaras” e conquistaram o 1º lugar dentre 16 equipes no Torneio Internacional de Tchoukball de Areia.

Em maio de 2007, a ABTB foi representada pela primeira equipe brasileira Esperanto Tchoukball Clube, no mesmo torneio, terminando em 11º lugar de 35 equipes participantes.

Em 2011, pela primeira vez, a ABTB organizou uma delegação de atletas juvenis para participar de um evento internacional. Foram 70 atletas e técnicos na delegação brasileira que disputou o World Youth Tchoukball Championship em Traiskirchen, Áustria, tendo como resultados a categoria M12 em 4º lugar, M15 em 2º lugar, M18 masculino em 5º lugar e a M18 feminina em 4º lugar. Campeonato marcado também pelo primeiro jogo feminino fora do país.

Entre várias outras participações, destacamos em dezembro de 2011 um festival da categoria M12 entre as equipes dos Emirados Árabes Unidos, Colégio Santa Gema e Fundação Gol de Letra, e um jogo exibição entre as Seleções dos Emirados Árabes Unidos e a Seleção Brasileira no SESC Santana. Foram eventos extraordinários, consolidando uma amizade entre as duas equipes que se iniciou durante o WYTC da Áustria.

Em 2012, participamos do Pan-American Tchoukball Championship em Atlantida, Uruguai, com os seguintes resultados: M12: 2º lugar – 4 equipes participantes, M15: 1º lugar – 4 equipes participantes, M18: 1º lugar – 4 equipes participantes, Adulto masculino e Adulto feminino: 1º lugar – 6 equipes participantes.

Em 2013, a ABTB realizou o Campeonato Brasileiro em parceria com a Prefeitura de Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo. Foi o primeiro evento com envolvimento do poder público. Antes do evento em outubro, foi realizado um curso de capacitação dos professores da rede pública do município e um festival com equipes de Araçoiaba e a equipe do Projeto Social Alegria de Sorocaba, São Paulo.

Já em 2014, nos consagramos bicampeões pelo Pan-American Tchoukball Championship, dessa vez em Chia, Colômbia.

Em 2015, 05 atletas brasileiros juntaram-se a dois Poloneses, um Tcheco, um Argetino e um Colombiano e realizaram um sonho de participar do Campeonato Mundial de Tchoukball em Kaohsiung, Taiwan. Terminaram em 13º lugar entre 16 seleções.

A ABTB segue crescendo ano a ano, prestigiando e colaborando com os eventos internacionais, organizando cursos e torneios nacionais e trabalhando pela disseminação do esporte em todo o território nacional.